DCArquitetura

A DCArquitetura está preparada para desenvolver projetos de arquitetura de usos residencial, comercial, misto, serviços, hotéis e shopping-centers.

O escritório também é especializado em serviços de consultoria de legislação urbanística voltada para planos diretores, urbanização de favelas e projetos de arquitetura.

PUB-Rio – Levantamento / fase estática

c
outubro 20th, 2012

Foi feito um levantamento estático, físico, de quatro aspectos que o Modesto (Helio Modesto, arquiteto e urbanista da Comissão Executiva do Desenvolvimento Urbano do Estado da Guanabara – Cedug, que fazia a ligação entre o escritório Doxiadis e o Governo do Estado no Plano Doxiadis) defendia: características físicas, econômicas, sociais e institucionais. Levantamos todos os dados da cidade do Rio de Janeiro nesses quatro aspectos.

Esses levantamentos que nós chamamos de fase estática foram realmente levantamentos exaustivos. Fizemos biblioteca impressionante de dados do Rio. Começamos a cruzar essas informaçoes para estabelecer inclusive aspectos da dinamica urbana.

Primeiro ponto: a síntese histórica da evolução urbana – como nasceu e cresceu a cidade. Depois nós identificamos a compartimentação ambiental – os ambientes compartimentados por barreiras físicas, sociais e econômicas.

Nós tínhamos vários fatores de compartimentação – Maciço da Tijuca, linha do trem, maciço da Pedra Branca (Zona oeste, hoje está se abrindo o tunel da Covanca), rios, rodovias… uma série de fatores que influiam na compartimentação ambiental da cidade. Às vezes, havia ocupação militar grandes também, na área de Gericinó, por exemplo.

Outro ponto era a estrutura socioeconômica da população. Os deslocamentos dos espaços urbanos. Nós fizemos estudos das isócronas de tempo que demorava para ir da Barra para o Centro da Cidade, da Zona Sul, da Zona Norte, comparamos com as isócronas do Doxiadis. Verificamos que houve uma piora muito grande. Se fizermos hoje, veremos que o quadro é muito mais sério ainda.

Identificamos os centros funcionais da cidade. Existe um centro importante em Copacabana, outro no Meier, em Madureira, no Centro da cidade, o mais importante. Em pesquisa, perguntamos para pessoas de outras regiões onde as pessoas faziam suas compras, onde se divertiam… Começamos a estabelecer linhas de importância destes centros. Dos centros mais importantes para  os menos – Centro, Madureira, Copacabana, Meier… Analisamos também a arrecadação de impostos.

Seja o primeiro a comentar este texto.