DCArquitetura

A DCArquitetura está preparada para desenvolver projetos de arquitetura de usos residencial, comercial, misto, serviços, hotéis e shopping-centers.

O escritório também é especializado em serviços de consultoria de legislação urbanística voltada para planos diretores, urbanização de favelas e projetos de arquitetura.

PUB-Rio – Hipóteses para o crescimento da cidade

c
outubro 20th, 2012

Classificamos a cidade em 17 áreas homogêneas. Fomos adiante para a  parte 3, que tinha as hipóteses de desenvolvimento da cidade – como a cidade iria se desenvolver. Conjecturamos: a cidade iria na direção da Barra, Guaratiba… Ou permaneceria se expandindo para a Baixada Fluminense, pessoas que em parte eram expulsas daqui ou que não cabiam nas favelas. Ou iria para o outro lado da baía, para São Gonçalo, Niterói…

A hipótese que acabamos adotando foi a somatória dessas expansões todas.

Então, temos a visão estática, institucional, econômica, social e física. Começamos com a visão dinâmica e depois o plano propriamente dito. Essa é a fase de identificação, avaliação e proposições, feita com base no seminário do PUB-Rio e em relatórios das secretarias municipais.

Caracterização institucional: descrição geral dos recursos, estruturas, fontes de receita, a lei complementar que define a distribuição das competências, autonomia, que é complementar a tudo que não é definido. Tudo que não for definido pelo estado ou pela constituição, é do município.

O trânsito, por exemplo, tinha que ser municipal – na época era estadual ainda. Nos recursos, fizemos uma avaliação da cidade-estado da Guanabara. Tinha uma parcela de 3 a 4% de empréstimos, de dívida. Quando chegou na Prefeitura, essa dívida cresceu para 20, 30%.

Seja o primeiro a comentar este texto.